19 Março 2018 - 09:51

Após 20 anos fora da escola, estudante realiza sonho de cursar faculdade

Valdir Rocha
Silvânia conta sua história a jovens concludentes do ensino médio

“Nada é impossível. Basta você querer e lutar pelo seu sonho”. As palavras de Silvânia Argermiro soam ainda mais motivadoras quando se conhece a sua história. Após quase 20 anos fora da sala de aula e muitas mudanças em sua vida, a estudante da Escola Estadual Santos Ferraz, em Taquarana, conseguiu realizar seu sonho de ser aprovada em uma faculdade: hoje, é a mais nova aluna do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Mas chegar lá não foi fácil. Natural de Limoeiro de Anadia, Silvânia abandonou os estudos ainda no 7º ano, quando se mudou para Taquarana. Até 2015, quando voltou à sala de aula para cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passaram-se 19 anos. Neste período, teve duas filhas, trabalhou na roça e passou no concurso de gari do município, função que exerce desde o ano de 2006.

“Durante todo esse tempo, sempre mantive vivo o sonho de voltar a estudar e prometi a mim mesma que, quando retornasse à escola, seria para valer e não pararia mais. Na Santos Ferraz, tive todo o apoio que precisava, encontrei uma equipe maravilhosa. Eles tiveram um papel importantíssimo na minha conquista”, conta Silvânia, que conquistou o 5º lugar entre os cotista do curso de Letras da Uneal, com nota 920 na redação. Por coincidência, sua filha mais velha, também foi aluna da Santos Ferraz e hoje cursa Pedagogia da Uneal, no campus Palmeira dos Índios.

Exemplo

Um dos maiores incentivadores de Silvânia, o diretor da Escola Estadual Santos Ferraz, Igor Rozza, vê na estudante um exemplo a ser seguido. “Ela é uma referência tanto para jovens de 14 anos, que estão entrando agora no ensino médio, como para alunos da EJA, que voltaram a estudar após décadas longe da escola. O seu sucesso é um estímulo para eles, em especial os da EJA, que, muitas vezes, estão na escola apenas para concluir os estudos, mas não vislumbram voos mais altos. Silvânia mostra que o ensino superior é um sonho possível”, destaca Igor.

O gestor informa que, até o momento, 40 alunos da instituição foram aprovados na Uneal e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela conta quais são os planos para 2018. “Vamos focar ainda mais na redação, com dois professores atuando com as turmas de 3ª série. Também teremos um enfoque especial na matemática, trabalhando a matemática social, onde trabalharemos questões de porcentagem e probabilidade, assuntos muito comuns nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem”, adianta.

Incentivo 

Em visita à escola, Silvânia fez questão de conversar com as turmas de 3ª série, que farão o Enem este ano. “Estejam atentos e dividam bem o seu tempo. E não parem de estudar, pois o conhecimento lhe leva longe, é um bem que nunca poderão tirar de você”, orienta Silvânia.

Lidiane Darlys, aluna concluinte do ensino médio, diz que Silvânia é uma inspiração para os mais jovens. “Ela tem uma história muito bonita e mostra que precisamos nos dedicar para conseguir o que queremos”, fala a jovem.

Silvânia também adianta os planos para o futuro. “Quero fazer mestrado e doutorado e, quem sabe, um dia voltar para a Santos Ferraz como professora”, revela. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯