18 Maio 2022 - 23:09

Escolas da rede estadual de ensino intensificam preparativos para o ENEM 2022

Thiago Ataíde
Escolas públicas estaduais promovem aulões preparatórios para o Enem

Com inscrições abertas até o próximo sábado (21) e provas nos dias 13 e 20 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está cada dia mais próximo. Na rede estadual de ensino, as escolas começaram a preparar seus alunos para aquele que é a principal porta de acesso ao ensino superior. Além dos kits do Foca no Enem distribuídos pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), as unidades já promovem seus primeiros aulões.

É o caso da Escola Estadual Princesa Isabel, que, no último dia 16, realizou seu primeiro aulão preparatório. O evento, realizado na última segunda-feira (16), no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, focou no fortalecimento dos conhecimentos e habilidades dos estudantes para a prova.

Na ocasião, professores do Clube do Fera deram dicas sobre redação, literatura e de como se preparar bem para o Enem. Durante o evento, também foram sorteados brindes para os alunos participantes.

Oportunidade

Presente ao aulão, a estudante Vanessa dos Santos Alves elogiou a iniciativa. “Muitas pessoas não têm condições de pagar um cursinho para o Enem e ter um momento como esse proporcionado pela escola é, para mim, uma grande oportunidade de chegar confiante ao dia da prova”, disse a aluna, que vai disputar uma vaga no curso de Medicina. “Além disso, os kits do Foca no Enem e a ajuda dos professores têm sido muito importantes neste meu processo de preparação”, complementa.

Seu colega Vitor Hugo Alves compartilha da mesma opinião. “Esses aulões são muito importantes para nós alunos, pois fazem com que a gente se dedique mais. E como muitos não têm acesso à tecnologia, eles abrem portas para quem deseja entrar na universidade”, avalia.

O professor Thalles Barros disse que os aulões somam na aprendizagem dos estudantes. “Quando a gente consegue proporcionar esse tipo de momento e envolver os alunos de alguma forma, falando da importância do Enem, com certeza ele vai se sentir mais preparado", afirma.

Ele ainda deu algumas dicas para uma rotina de estudos bem sucedida. “O aluno precisa fazer um planejamento para aprender os conteúdos melhor e identificar em quais disciplinas ele possui dificuldade e em quais ele tem mais facilidade. A partir daí, é colocar a mão na massa”, conclui.

Sobre o Exame

Criado em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

Os interessados em participar do exame têm até o próximo sábado (21), para fazer a inscrição, habilitando-se para as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.