18 Maio 2022 - 11:56

Alunos da Rede Pública Estadual debatem combate ao abuso e exploração sexual

Thiago Ataíde
Estudantes da rede estadual participam de evento e debatem o combate ao abuso e exploração sexual

Com o propósito de debater as questões que tratam do combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes, cerca de 300 alunos da rede pública estadual participaram, nesta terça-feira (17), de palestras e workshops com psicólogos e especialistas nestes assuntos. O evento ocorreu nas salas do Cinema Cinesystem, no Parque Shopping, em Maceió, e foi promovido pelo Movimento Avança Mais em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, celebrado nesta quarta-feira (18).

“Queremos que a informação não fique somente no âmbito cognitivo, que realmente possamos pensar em aplicabilidades práticas para o que está sendo discutido. As redes estão sendo disponibilizadas, os contatos, os mecanismos para que a gente possa estar oferecendo esse cuidado e essa atenção a esses jovens. Essas informações são muito úteis para que, efetivamente, diante desses casos de sofrimento, dessas situações de abuso, existam tanto a denúncia quanto o combate aos agressores, mas sobretudo o acolhimento a essas vítimas, para que a gente possa desenvolver essas possibilidades de superação”, explica Lucas, palestrante que atua há mais de sete anos como psicólogo amigo na Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a professora Roseane Vasconcelos contou que a rede pública estadual de Alagoas trabalha durante todo o ano letivo com ações que fomentam o combate a este tipo de crime e que prepara um processo seletivo de contratação de psicólogos e assistentes sociais que atuarão em toda a rede estadual.

“Durante todo o ano, nós promovemos ações de conscientização sobre o assunto em todas as nossas unidades escolares. Em parceria com o Ministério Público Estadual, levaremos, este ano, a todas as escolas, mais ações de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual. Além disso, a Seduc prepara um processo seletivo que contratará cerca de 150 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, que - entre outras coisas - também vão dar amparo a alunos e servidores em casos como estes”, explica a secretária Roseane.

Natália dos Santos, estudante do 1° ano D da Escola Estadual Gilvana Ataíde, de Maceió, falou sobre a importância de eventos que contemplem o assunto. “Muitas pessoas sofrem com a violência sexual e o abuso sexual e não têm coragem de dizer ou se pronunciar sobre o ocorrido. É muito importante para nós todos estarmos aqui, ouvirmos todas essas palestras e entender melhor como e quando agir diante dessas situações”, conta.

MOVA+

O Movimento Avança Mais propõe um pacto com a sociedade alagoana para fortalecer o debate sobre protagonismo juvenil, gestão, educação e projeto de vida. Para isso, estão sendo realizados encontros periódicos em todo o estado com alunos da rede pública estadual. Proposto pelo ex-secretário de Estado da Educação, o MOVA+ chega em um momento de destaque da juventude alagoana, para estimular na juventude o exercício do comportamento social e político, com participação ativa na comunidade.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯