Skip to content

Semana da Meteorologia do Icat reúne pesquisadores do Brasil e dos EUA

  • Home
  • Alagoas
  • Semana da Meteorologia do Icat reúne pesquisadores do Brasil e dos EUA

Semana da Meteorologia do Icat reúne pesquisadores do Brasil e dos EUA

A 12ª Semana da Meteorologia, evento promovido pelo Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vai ser realizada no período de 4 a 7 agosto. O evento é gratuito e vai reunir pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos que vão falar sobre Meteorologia, Tecnologia e Sociedade. Tradicional evento acadêmico do Icat, pela primeira vez, terá toda sua programação transmitida on-line pelo programa de videoconferência Google Meet, por causa da pandemia da covid-19. Os links referentes a cada palestra já estão disponíveis e podem ser acessados na página do Instituto.

Para assistir às palestras não precisa de inscrição, mas quem quiser certificado deve se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) clicando aqui, seguindo as abas Extensão > Eventos. Profissionais, estudantes de graduação, de pós em Meteorologia e de áreas correlatas podem participar. A programação também interessa a servidores da Defesa Civil dos Estados e Municípios; das secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia.

Para o diretor do Icat e organizador da Semana, professor Heliofábio Gomes, um dos pontos principais do evento é estimular os alunos de graduação e de pós, além de interagir com colegas de outras instituições e sociedade civil sobre a temática abordada. “O objetivo é melhorar a compreensão da teoria e prática de vários temas e sua relação com a sociedade, além de promover a interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos”, destacou.

Mais sobre o evento

Modelagem de tempo, clima e aplicações para energias renováveis; aquecimento global, mudanças climáticas e possíveis relações com a covid-19; tempestades elétricas; monitoramento da seca em Alagoas e realidade aumentada aplicada à meteorologia. Esses são alguns dos temas das palestras que integram a programação da 12ª Semana da Meteorologia do Icat Ufal.

Além de congregar estudantes e professores de universidades nacionais e internacionais, Heliofábio Gomes afirma que o evento também reúne pesquisadores de empresas públicas e privadas que atuam como geradores de informações meteorológicas, bem como segmentos da sociedade que são usuários das informações geradas pelo serviço de previsão de tempo e climatológica.

“A gestão de recursos hídricos, a agricultura e a pecuária, a geração e a comercialização de energia elétrica, a navegação aérea e marítima são alguns exemplos de uma extensa lista de atividades humanas que geram uma demanda elevada por informações meteorológicas e por técnicas de obtenção de dados que serão reunidas e discutidas na Semana da Meteorologia”, destacou.

Para o diretor do Icat, a realização da Semana deve proporcionar o enriquecimento do debate sobre a temática geral que envolve a Meteorologia, a Tecnologia e a influência na sociedade, além de apresentar conhecimentos básicos da área. “O evento também deve contribuir para promover a ciência meteorológica e melhorar o seu entendimento junto à sociedade”, concluiu.

Serviço:

O quê: 12ª Semana da Meteorologia do Icat Ufal
Quando: de 4 a 7 de agosto
Onde: programação transmitida pelo programa de videoconferência Google Meet

Programação completa disponível na página do Icat, nas redes sociais (@camet.nossotempo; @icatufal e @heliofabiogomes).

Mais informações pelo e-mail sensorgeo.icat@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também