01 Agosto 2020 - 08:51

Inscrições do Prêmio Gestão Escolar estarão abertas até o dia 15 de agosto

Valdir Rocha
Premiação vai reconhecer ações exitosas da rede pública durante a pandemia

Mostrar como a escola pode se reinventar e fazer a diferença na vida de seus alunos e em sua comunidade, mesmo em um período de afastamento e isolamento social. Esta é a proposta da edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar (PGE) - iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto pelo site, AQUI.

Este ano, a premiação evidenciará ações criativas adotadas pelas instituições de ensino da rede pública para dar continuidade à aprendizagem de seus estudantes, reconhecendo não só o gestor, mas toda a equipe escolar.

Oportunidade – Para a secretária de Estado da Educação, Laura Souza, a inscrição no Prêmio é uma oportunidade para as escolas públicas de Alagoas mostrarem ao Brasil as práticas educacionais exitosas no estado.

“Estamos atravessando momentos difíceis, onde tivemos que pensar uma nova escola. E o Prêmio Gestão reflete esse desafio. Tenho visto práticas excelentes em nossas unidades de ensino e que merecem ser expostas para todo o país. Por isso, faço esse chamamento aos gestores da rede pública para que façam sua inscrição, compartilhem suas experiências e mostrem o que a Educação Pública de Alagoas é capaz de fazer”, frisou a secretária.

Em 2017, a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, foi a vencedora da etapa estadual do prêmio. “Receber o reconhecimento por um trabalho feito com amor, que busca humanizar a escola, evidenciar o protagonismo juvenil e afastar os jovens da vulnerabilidade social é maravilhoso”, diz a diretora Fátima Pimentel.

A Escola Estadual Egídio Barbosa, de Palmeira dos Índios, já foi uma das selecionadas no prêmio Gestão Escolar. A gestora da escola, Weudja Maria, conta um pouco dos desafios de sua gestão e das boas práticas da unidade. “Precisamos partilhas nossas experiências e o prêmio é uma oportunidade para falar sobre elas. Nesse período precisamos nos adaptar a toda essa mudança, pois, a cada dia, surge algo novo para atingir os nossos alunos. Por meio de parcerias com o comércio e pais de alunos conseguimos realizar essa ponte para distribuição do material para os que não tem acesso às atividades de forma on-line. Nosso trabalho está sendo árduo e cauteloso, mas significativo por meio das atividades que são realizadas por nossos alunos”, explica a gestora.

Já em Paulo Jacinto, a Escola Estadual Deputado José Medeiros já foi premiada duas vezes pelas boas práticas de gestão e representou a unidade escolar e o Estado de Alagoas no Rio Grande do Sul e nos Estados Unidos em edições anteriores. “Em 2003 ficamos em 3º lugar e em 2005 em 1º lugar. Tivemos a honra de representar nosso estado. Nesse ano, além do trabalho do gestor, o prêmio também reconhece o trabalho do professor nesse tempo de pandemia, com as boas práticas desenvolvidas com os alunos. Participar do Prêmio Gestão Escola é importante para socializar nossas práticas pedagógicas e aprender sobre a realidade dos outros lugares. Nesse período nos comunicamos com os alunos que não tem acesso à internet por meio do rádio, carro de som, onde mandamos avisos sobre os trabalhos. Temos feito os laboratórios instigados os alunos a trabalharem de forma lúdica e os premiando como forma de reconhecimento”, explica Maria Araújo, gestora da unidade. 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯