Cone Freire - aquiacontece.com.br
Projeto foi realizado em três fases e envolveu toda a comunidade escolar
O Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, através da professora Vanusia Barbosa Santos, tem feito a sua parte no combate à violência que tem se alastrado assustadoramente na cidade de Penedo, contribuíndo para que o estado de Alagoas fosse considerado em todos os estudos recém-realizados como o mais violento do país.
O projeto desenvolvido pela professora que leciona a disciplina de língua portuguesa envolveu os alunos dos primeiros e terceiros anos do ensino médico noturno da escola e consistiu em três importantes fases. A primeira dela foi simples. Os alunos tiveram apenas que responder se eram contra ou a favor da redução da maioridade penal.
De acordo com a professora Vanusia Barbosa, 90% dos alunos disseram que eram a favor da redução. Ainda segundo a professora, a questão foi tratada com bastante seriedade por toda a comunidade escolar, principalmente por ter sido levada a tona justamente na semana em que menores infratores foram presos e posteriormente liberados em Penedo, mesmo tendo sua culpabilidade comprovada pela justiça.
A segunda fase do projeto foi realizada com a ajuda do Sargento Sabino do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), de membros do Conselho Tutelar de Penedo e de um advogado da cidade. Na oportunidade os convidados apresentaram suas opiniões aos alunos e falaram sobre a importância de se discutir a questão que é bastante polêmica e envolve uma série de fatores jurídicos e morais.
A terceira e última etapa do projeto foi realizada na noite desta quinta-feira, 26 de janeiro, no auditório do Colégio. Desta vez, um júri simulado com direito a advogados, juiz, réu, policiais, escrivã e jurados foi realizado. Coube a uma parte dos alunos a função de acusar e a outra de defender um menor de idade que estava sendo julgado pela prática de diversos crimes. A acusão ganhou, pois os jurados optaram pela condenação do réu.
“Nosso objetivo foi justamente o de saber o que os alunos pensam sobre a questão da redução da maioridade penal. Com a simulação de um julgamento, eles puderam exibir suas teses. Estou orgulhosa dos meus alunos. Acho que conseguimos mostrar com esse projeto algo que vai muito além da redução ou não da maioridade penal, mostramos principalmente que o crime não compensa e que não existe nada melhor do que viver em paz”, declarou a professora.
por Redação
Trabalhar com projetos é o melhor meio dos alunos aprenderem.Professores inovem, saiam do quadro e gis.Parabéns Professora!!
QUERO PARABENIZAR A PROFESSORA VANUSIA PELA INICIATIVA, TIVE A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL NO MESMO MÓDULO COM ELA, E PERCEBI A ÓTIMA PROFISSIONAL QUE ELA É, É MUITO GRATIFICANTE PARA A EDUCAÇÃO TER PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ALUNOS! : )
Lamento que as pessoas achem, que com a redução da maioridade penal para 16 anos, diminua os problemas de violência na nossa sociedade. Ledo engano! Essa proposta em verdade é um caminho tênue e perigoso. Primeiro que não vai diminuir nada. O assunto é complexo e deve ser discutido em exaustão.
Aqui Acontece © 2011