Fernando Vinícius

Fernando Vinícius

Graduado pela UFAL em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo

Postado em 14/09/2020 21:48

Ronaldo Lopes anuncia vice-prefeito de Penedo na chapa do MDB

Acabou o segredo mais esperado das eleições 2020 em Penedo. Por meio de vídeo publicado nas redes sociais, o engenheiro civil Ronaldo Lopes anunciou o radialista e vereador João Lucas como companheiro na chapa do MDB.

Agora, o político melhor qualificado para fazer de Penedo um lugar cada vez melhor de se viver reforça a aliança com o parlamentar atuante e popular. Em sua primeira candidatura a cargo eletivo, João Lucas conquistou 2.009 votos, um recorde na história do legislativo penedense.

O respaldo popular, confirmado nas urnas, é reflexo da atuação de João Lucas no rádio. Do início na AM São Francisco ao sucesso do programa Realidade, veiculado desde dezembro de 2019 na Penedo FM, o radialista abre o microfone para a participação do público.

“É com muita alegria e satisfação que recebo esse convite. Pra mim é uma missão trabalhar e ajudar a Ronaldo, a partir de 2021, como vice-prefeito de Penedo. Estou preparado, venho do rádio, conheço os problemas do povo e tenho certeza que nós iremos fazer uma grande gestão”, destaca João Lucas no vídeo, ao lado de Marcius Beltrão e Ronaldo Lopes.

A chapa Ronaldo Lopes/João Lucas será oficializada nesta terça-feira, 15, durante a convenção do MDB que acontece a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Penedo.

 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 03/09/2020 14:16

Ronaldo Lopes será o candidato do MDB a prefeito de Penedo

O MDB agendou para 15 de setembro a data de realização de sua convenção partidária em Penedo. O ato oficializará o vice-prefeito e engenheiro civil Ronaldo Lopes como cabeça da chapa majoritária apoiada pelo PDT, partido do prefeito Marcius Beltrão.

A aliança iniciada em 2013 - primeiro ano do governo que recolocou Penedo em destaque pela eficiência das políticas públicas adotadas - está cada vez mais fortalecida e concorre amparada no apoio popular, inclusive para a Câmara de Vereadores.

Os dois partidos reuniram seus pré-candidatos para orientá-los a respeito das alterações na legislação. Aspectos relacionados ao desenvolvimento das eleições 2020, o novo calendário eleitoral e o detalhamento das mudanças, com implicações nas chapas proporcionais e majoritária, foram amplamente discutidos.

15 de novembro
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a data do pleito municipal foi adiada de outubro para o dia 15 para novembro, data da proclamação da República do Brasil em movimento liderado pelo alagoano Deodoro da Fonseca, marechal do Exército.

Ainda em função da doença combatida em Penedo com ações comprovadamente eficazes – o município tem taxa de mortalidade por Covid-19 equivalente a 0,02% de sua população –, o horário de votação foi ampliado.

O compromisso do eleitor com o futuro de sua cidade será das 7 às 17 horas, com prioridade para votação para idosos no período das 7 às 10horas. O uso de máscara protetora facial continua obrigatório para todas as pessoas. Nas seções, a justiça eleitoral terá que disponibilizar álcool 70% e EPIs para mesários.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 31/08/2020 18:25

Atrativos turísticos de Penedo são reabertos ao público

Quatro atrativos turísticos da cidade patrimônio do Brasil serão reabertos ao público a partir desta terça-feira, primeiro dia de setembro de 2020.

Moradores de Penedo e visitantes poderão contemplar, novamente, parte do riquíssimo acervo histórico, artístico e arquitetônico, ainda que em horário reduzido e respeitando normas de segurança sanitária.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, quem visitar a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, o Theatro Sete de Setembro, a Igreja de São Gonçalo Garcia e a Casa de Aposentadoria deverá, obrigatoriamente, usar máscara protetora facial.

A reabertura dos atrativos turísticos de responsabilidade da Prefeitura de Penedo prevê ainda a disponibilidade de álcool 70% no acesso aos locais e respeito ao distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

A visitação será possível a partir das 8 horas, estendida até as 15 horas nos dias úteis da semana e até o meio-dia aos sábados, domingos e feriados.

Aos poucos, vamos nos adequando ao que se convencionou chamar de ‘novo normal’, enquanto aguardamos a bendita vacina contra o vírus que já causou mais de 120 mil mortes somente no Brasil, sendo 1.887 óbitos em Alagoas até este último dia do mês de agosto.
 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 27/08/2020 10:48

Ronaldo Lopes supera Covid-19

O engenheiro civil e vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, está recuperado da Covid-19. Duas semanas após anunciar ter sido contaminado pelo vírus, o político penedense melhor relacionado com setores dos governos estadual e federal retoma sua rotina de trabalho.

“Por 17 dias, eu e minha esposa Fátima seguimos as recomendações médicas, inclusive de suspender as atividades presenciais. Juntos, com o apoio e as orações de todos vocês, conseguimos superar esse grande desafio”, agradece Lopes no vídeo publicado em suas redes sociais.

A vitória contra a doença causadora de mais de 117 mil mortes no Brasil possibilita a retomada da rotina de trabalho do gestor pautado no bem-estar da população penedense.

“A partir desta semana, volto ao dia a dia aqui, nas ruas de nossa cidade. Trabalhar para Penedo crescer e se desenvolver é a missão que escolhi na minha vida”, frisa Ronaldo Lopes.

De sua mesa de trabalho nasceram projetos estruturantes para Penedo, ideias desenvolvidas em conjunto com profissionais especializados e instituições parcerias, principalmente as superintendências do Iphan e da Codevasf em Alagoas.

"Avançamos muito nos últimos anos e também nos deparamos com grandes desafios, sem medir esforços para fazer o que foi feito”, ressalta o coordenador das obras de requalificação do Centro Histórico de Penedo, projeto que revitalizou cartões postais da cidade, todos também adequados para o turismo de negócios.

O empenho da gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes na geração de emprego e renda prepara a Ouro Preto do Nordeste para receber outros públicos, além dos turistas interessados no nosso acervo histórico, arquitetônico e cultural; nas belezas do Rio São Francisco ou na Vila do Carlinhos Maia e seu criador, recordista mundial em impressões no Instagram.

Mais gente visitando Penedo significa mais dinheiro circulando na cidade, alimentando assim uma cadeia produtiva acionada por quem pensa Penedo para as atuais e as próximas gerações, inspirada nos antepassados que fizeram a Cidade dos Sobrados conhecida em nível mundial.


 

Comentários comentar agora ❯

Postado em 17/08/2020 21:44

Concurso da Prefeitura de Penedo depois das eleições

Concurso da Prefeitura de Penedo depois das eleições
Concurso da Prefeitura de Penedo pode ocorrer ainda este ano

A Prefeitura de Penedo e a Universidade Federal de Alagoas estão preparando um plano de ação com objetivo de realizar, ainda este ano, o concurso do serviço público municipal. As provas seriam aplicadas após as eleições, desde que o Ministério Público aprove a proposta.


Suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus, o concurso da Prefeitura de Penedo poderá ser adaptado para ocorrer em locais acima da quantidade prevista inicialmente e, talvez, em três datas distintas - uma para cada nível dos cargos - e até em outras cidades, com grande número de candidatos, tudo isso de forma simultânea, para os mesmos cargos.


As informações foram reveladas hoje pelo repórter Rafael Medeiros, apresentador substituto do Realidade na TV, versão do programa do radialista João Lucas transmitido pelo You Tube, toda segunda-feira à noite).


Ainda segundo Rafael Medeiros, o governo penedense está responsável por identificar todas as unidades de ensino das redes públicas municipal, estadual e federal disponíveis em Penedo, Piaçabuçu e Igreja Nova.


O levantamento será apresentado na próxima segunda-feira, 24, aos representantes da Copeve/Fundepes, órgãos da Ufal responsáveis pelo concurso. Prefeitura e universidade entendem que, se é possível realizar um pleito eleitoral, também há condições de fazer as provas que seriam aplicadas em maio.


“Estamos tentando todos os meios e mecanismos para que possamos realizar o concurso da Prefeitura de Penedo ainda este ano”, afirmou o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Luciano Barros Lucena, em áudio divulgado na edição do Realidade na TV desta segunda-feira, 17.

Considerando que o pleito eleitoral foi adiado para 15 de novembr, em seu primeiro turno, e 29 de novembro para cidades com segundo turno, o Natal 2020 pode ser de muita alegira para quem estiver mais preparado para enfrentar as provas e as urnas!

Em tempo. Se não for possível realizar o concurso, o valor da inscrição será devolvido, segundo garantiu o Prefeito Március Beltrão ao repórter Rafael Medeiros.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Beatriz Santos Silva Se pode ter eleição!! Então pode fazer o concurso sim. Se for pra o povo fica enfectado pode pega na eleição tbm!! Ninguém sabe quem está com o covid-19.
Postado em 12/08/2020 17:09

De volta ao Aqui Acontece

No mês em que o Aqui Acontece completa onze anos de produção de notícias, prestação de serviços e entretenimento, eu volto a colaborar com o site que é a minha primeira experiência em webjornalismo.

Convidado a assinar um blog no portal mais acessado de Penedo e região do Baixo São Francisco, retorno à casa onde fui recebido em 2010, com a missão primeira de repercutir o noticiário da Penedo FM, carro-chefe da Organização Hélio Lopes.

Fernando Vinícius assume direção de jornalismo do Aqui Acontece

Sou grato à família Lopes pela confiança e oportunidade de voltar ao universo digital, com minha especialidade de trabalho: o texto jornalístico.

Lembro agora do curso intensivo que participei em Salvador-BA, antes de iniciar as atividades no Aqui Acontece.

O instrutor do Grupo Comunique-se dizia que as semelhanças entre a notícia publicada em jornal impresso e nos portais eletrônicos iriam guardar características, inclusive nas técnicas de redação, mas não havia como precisar o que estaria por vir.

Na redação dos sites, mudanças nos algoritmos do Google - o motor de buscas mais utilizado da Internet - chegaram ao nível de interpretações semânticas para eleger os melhores conteúdos. A repetição de palavras-chave no texto já é coisa do passado.

Contudo, o princípio básico continua valendo: todo texto bem escrito, interessante, que desperta prazer e interesse no leitor, continua em alta. E este é o meu compromisso com você, caro amigo internauta.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Francisco Araújo Filho Parabéns Fernando Vinicius! O jornalismo penedense precisa de sua competência.
  • MARCOS Parabéns Fernando Vinicius pelo retorno ao aquicontece.
  • Roberto Lopes Parabéns colega jornalista Fernando Vinícius. Bem vindo de volta
  • Cícero Boa sorte, Fernando ! A língua portuguesa, precisa de socorro e vc chega no momento em que a mesma encontra-se, na UTI ! Abraço.
  • FERNANDO ANDRADE COMO PAI FICO MUITO CONTENTE COM MAIS UM SUCESSO EM SUA VIDA PROFISSIONAL! vIDA LONGA E PRODUTIVA
  • FABIO ANDREY PINHEIRO PEREIRA Parabéns Fernando Vinicius! Na verdade quem sai ganhando é a sociedade penedense que se beneficia com sua competência e responsabilidade no trato com a notícia.
Postado em 08/08/2020 17:39

Ronaldo Lopes lamenta o falecimento de Rogério Teófilo

arquivo prefeitura de arapiraca
Ronaldo Lopes lamenta o falecimento de Rogério Teófilo
Rogério Teófilo era o prefeito de Arapiraca

“Alagoas perde um grande político e os amigos e familiares um grande homem”.

Com estas palavras, o engenheiro e Vice-Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, lamentou o falecimento de Rogério Teófilo, Prefeito de Arapiraca e ex-deputado federal, um dos maiores responsáveis pela interiorização do ensino público de nível superior em Alagoas.

Somente na unidade Ufal Penedo, cinco cursos de graduação estão disponíveis (Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação, Turismo e Ciências Biológicas).

“Rogério Teófilo sempre teve uma atenção especial por Penedo e recebia as nossas demandas durante seu mandato em Brasília”, disse Ronaldo Lopes ao blog. Os dois tiveram uma aproximação maior quando ambos foram membros do primeiro escalão do governo de Teotônio Vilela, Lopes no DER e Teófilo na Educação e na Secretaria de Governo.

Na verdade, a relação de amizade começa um pouco antes, quando dr. Hélio Lopes e o educador Moacir Teófilo se conheceram.

Hoje, o fundador do renomado Colégio Bom Conselho despediu-se de seu filho, vítima de complicações causada por um câncer, quando o cortejo fúnebre parou diante de sua casa, localizada no Centro da capital do Agreste.

“Siga em paz, meu colega, e que Deus conforte a todos”, acrescenta Ronaldo Lopes na mensagem de condolências publicada em seu Instagram.

Comentários comentar agora ❯

Postado em 12/08/2011 09:15

Portal de notícias Aqui Acontece completa dois anos

O portal de notícias aquiacontece.com.br completa nesta sexta-feira, 12, dois anos de serviços prestados à sociedade, principalmente às pessoas que residem na região do Baixo São Francisco de Alagoas e de Sergipe. O mais completo e mais diversificado site com informações que interessam principalmente aos moradores dos municípios ribeirinhos prepara inovações na apresentação de notícias, acompanhando a tendência do que há de mais moderno no ramo.

Além do aspecto visual, o aquiacontece terá outras novidades em seu conteúdo que mantém o foco no interesse coletivo das informações, seguindo a linha que marca o primeiro investimento em comunicação de massa da Organização Hélio Lopes, a Rádio Penedo FM, emissora que há 21 anos permanece líder em audiência nas cidades abastecidas por águas do Velho Chico.

O rio da Unidade Nacional é sinônimo de vida, mata a sede do nosso povo e acolhe os que dependem de sua riqueza. Os veículos de imprensa da Organização Hélio Lopes abastecem a população com informação, um bem público indispensável para a formação cidadã.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Moraes Júnior Aproveito o ensejo para parabenizá-lo pela nomeação para a secretaria de comuncação de Penedo. Desejo sucesso, pois sei que a sua competência despensa patoás!
  • luiz lopes lisboa parabens a vcs que fazem parte deste portal,em nome do povo de ilha das florea-s-se.que nos deixam muito bem informado. obrigado.. lula lisboa.
  • luiz lopes lisboa parabens a vcs que fazem parte deste portal,em nome do povo de ilha das florea-s-se.que nos deixam muito bem informado. obrigado.. lula lisboa.
  • Adelmo P Santos Embora o título da matéria diga 2 e o texto 12 anos, pouco importa, o que importa mesmo é que eu morando no RJ gosto da cidade de Penedo e posso acompanhar os noticiários de lá todos os dias. Parabens pelos ótimos serviços prestados, não só a população alagoana mas também a toda sociedade brasileira.
  • Antonio carlos 12 é o dia do aniversário e 2 o tempo de existencia do portal!mais sucesso ainda que voces,que o fazem, merecem!
  • Luiz Antonio Teixeira Que o mesmo sucesso do site Aqui Acontece se estenda à Secretaria de Comunicação. O \"comando da Nau\" está nas mãos de quem conhece o\"mar\", então não há como ficar \"à deriva\" agora o prefeito e todos os outros tripulantes. Fica somente o alerta: cuidado com os RATOS. Um abraço colega.
Postado em 10/08/2011 09:35

Vereador Dr. Raimundo cobra atendimento reservado em agências

Divulgação
Vereador Dr. Raimundo cobra atendimento reservado em agências

Autor da lei municipal que determina atendimento reservado para idosos em agências bancárias situadas em Penedo, investimento realizado apenas na Caixa, o médico e vereador Raimundo Jorge Rosário Souza voltou a cobrar das demais agências a implantação da medida que visa garantir maior segurança aos clientes que são alvos preferenciais do famigerado golpe conhecido como ‘saidinha de banco’.
 

Comentários comentar agora ❯

  • Emerson Feitosa Nossos idosos precisam ser melhor tratados!
Postado em 21/07/2011 09:17

Marcos Castanha reproduziu desenhos para abertura de novela

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br
Marcos Castanha reproduziu desenhos para abertura de novela
Marcos Castanha emprestou sua técnica para abertura de novela da Globo

A abertura da novela Cordel Encantado tem sido motivo de comentários em Penedo, com matérias publicadas na mídia local, por conta da suposta autoria da animação por um conhecidíssimo artista local, trabalho feito com personagens inspirados no cangaço reproduzidos no estilo xilogravura.

Pois bem, o artista autodidata Marcos Castanha disse ontem ao blogueiro que reproduziu desenhos de livretos de cordel, cópias solicitadas por um morador de Canindé do São Francisco-SE durante a fase de produção da novela. Segundo Castanha, com base nas cópias que fez com sua conhecida perfeição, os desenhos ganharam movimento na telinha e causaram um certo alvoroço na "Cidade dos Sobrados". 
 

Comentários comentar agora ❯

  • Emerson feitosa Uma pena que não teve os devidos créditos!!!!!!!!!!!
  • Allan David Sátiro Conheço o artista, seria muito bom para todos nós penedenses ter sua arte com tamanha visualização; mas os desenhos em estilo de xilogravura para as chamadas da novela Cordel Encantado, foram realizados através da Campo 4 Desenhos Animados, sob direção de César Coelho (animação de cut-out e finalização) e Aída Queiroz (storyboard). Maiores detalhes podem ser adquiridos no site www.maraofilmes.com.br ou na Campo 4 pelo número 21 25419611.
  • Luiz Antonio Teixeira Caríssimo blogueiro Fernando, continuo acreditando no potencial do artista Castanha, o que deve ter acontecido com relação à esta celeuma criada quanto à autoria, ou não destes trabalhos, foi na minha concepção puro ciúme de quem não está mais na \"mídia\". Obrigado por todas as suas informações que foram explicitadas nesta suscinta matéria. Um forte abraço.