Rafael Medeiros

Formado em Letras, Direito e Comunicador pelo Sindirádio


 
  • ANDANÇAS Bom Jesus dos Navegantes

     

    Foto: Fernando Peixoto

    Dom Valério Breda celebrou para milhares de fiéis após procissão

    Fé e Devoção

    A fé do nosso povo é o que mantém viva a tradição de festejar o Bom Jesus dos Navegantes. Já na madrugada de domingo, milhares de fiéis começam a chegar em Penedo para nos primeiros raios de sol ouvirem os repiques de sinos que anunciam a festa do protetor dos navegantes. Em sua 133ª edição vimos pagadores de promessas, lágrimas por graças alcançadas, brilho nos olhos ao assistir das margens a procissão fluvial. A banda Rosa de Saron fechou a programação com chave de ouro anunciando que a festa de Bom Jesus de Penedo sempre apresentará uma renovação de fé, devoção e tradição cultural.

    Muito lá e nada cá

    Algo que deve ser revisto para as próximas edições da festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo é a salva de fogos que poderia voltar a acontecer quando da chegada da imagem no porto das balsas após a procissão fluvial. Há algum tempo a queima de fogos com a chegada da imagem era algo que emocionava ainda mais os presentes, sendo atualmente os fogos direcionados aos artistas que fazem a programação festiva, ficando o dono da festa com o pouco, quando sobra.

    Segurança em terra e água

    Capitão Velasks da Marinha do Brasil falando sobre esquema de segurança nas águas

    A presença dos militares da polícia e do corpo de bombeiro foi fundamental para que tivéssemos uma festa segura e sem lamentáveis ocorrências. A Polícia Militar contou com reforço do BPRv, BOPE e do 3º e 10º BPMs tanto no patrulhamento por terra quanto aéreo. Nas águas do Velho Chico o Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil desempenharam um excelente trabalho preventivo possibilitando uma festa sem ocorrências. Tiramos o chapéu!

    Ano que vem tem...

    Entrevistei quando da chegada da imagem do Bom Jesus dos Navegantes o deputado Carimbão Júnior (PROS). Na oportunidade o parlamentar explicou que seu pai, deputado Carimbão (PHS) não pôde se fazer presente a procissão em 2017 por conta de outro compromisso assumido. Após a entrevista foi que percebi que se fosse ano eleitoral o que não faltaria eram assessores convidando para falar com seus assessorados.

    Dona Terezinha

    Dona Terezinha é exemplo de vida no auge de seus 98 anos

    No sábado, 08, encontrei uma figura que me emocionou. Dona Terezinha de 98 anos é um exemplo de vida. Devota fervorosa do Bom Jesus dos Navegantes, a jovem senhora com décadas de participação nas celebrações e procissões em Penedo, nos falou de sua fé também no Padre Cícero, já estando programada mais uma viagem sua até o Juazeiro no próximo dia 28. Até hoje, Dona Terezinha já contabilizou mais de duzentas idas a terra de Padre Cícero.

    Grande por si só

    E com o Bom Jesus dos Navegantes 2017, fica a lição de que a festa pode até ser mega com atrações nacionais, mas não será a ausência delas que tirarão o brilho do evento que por si só, é e sempre será, grande por tradição. Independente de gestão pública o que sempre teremos é a fé do povo mantendo grande e viva a festa do Bom Jesus dos Navegantes.

     

    postado em 10/01/2017 12:48

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
  • ANDANÇAS começando 2017

     

    E depois que a polícia acalmou...

    A primeira sessão legislativa de Igreja Nova não foi no clima de paz e amor do ano novo. As mudanças repentinas de posição política levaram alguns vereadores a entrarem numa inesperada zona de conflito que por pouco não sai do campo dos debates. Na forte troca de acusações a segurança teve que ser chamada pra acalmar os ânimos. E na briga que envolveu até Calango, o presidente da ALE, deputado Luiz Dantas ficou peixe pra não assar no fogo cruzado.

    Fortalecido

    Já em Penedo após a eleição da mesa diretora da Câmara, saiu fortalecido o prefeito Marcius Beltrão (PDT) que de longe lançou seu olhar para a reeleição de Jr do Tó (PDT) e conseguiu assistir sua reeleição para presidente da casa legislativa com 14 votos dos 15 atuais. Em clima de tranquilidade e com apoio maciço dos companheiros, Jr do Tó segue firme agora para o biênio 2017/2018.

    Quando nem Freud explica

    Concordo que só não muda de opinião quem não tem opinião, mas diante dos últimos acontecimentos em torno da programação festiva do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, os posicionamentos de algumas pessoas seriam trágicos se não fossem cômicos. Quando o prefeito anunciou que não teria a parte festiva, eis que os comentários de alguns amantes do quanto pior, melhor, já se contrariavam. Agora com o anúncio de que haverá shows no sábado, eis que surgem os torcedores do caos com seus transtornos, levando a crer que nem Freud lhes explicam!

    Vai fazer falta

    Um dos vereadores que certamente fará falta no plenário da Câmara de Vereadores de Penedo, será o amigo Messias da Filó. Parlamentar de grande equilíbrio no legislativo, Messias foi sem dúvida alguma um dos que muito contribuiu para os avanços administrativos não só nos últimos mandatos, mas ao longo de sua história política. Que os neófitos possam ter no novo cenário, bons exemplos dos quais Messias da Filó deixou gravados diante de sua contribuição no legislativo penedense.

    Fora de órbita

    Quem estará fora do cenário político (ao menos sem mandato) pelos próximos dois anos será o ex-vereador Alcides de Andrade Neto (Cidoca). No último pleito eleitoral de outubro de 2016, Cidoca apostou suas fichas na eleição da esposa em Penedo para garantir vaga na Câmara, ao tempo que acreditava fielmente na vitória do deputado Ricardo Nezinho (PMDB) em Arapiraca, sendo natural ocupante da suplência na ALE. Das apostas, como diriam os mais velhos: “Nem o mel, nem a cabaça”!

    rafael@aquiacontece.com.br
    @medeiros_AL
    82 99312-1531

     

     

     

     

     

     

     

     


     

    postado em 02/01/2017 17:48

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
  • Posse em Penedo terá missa de ação de graças e rápidos discursos

     

    O prefeito reeleito Marcius Beltrão e seu vice, Ronaldo Lopes, tomarão posse juntamente com os 15 vereadores eleitos em Penedo, no próximo domingo, 1º de janeiro, em solenidade que terá início às 19 horas com missa de ação de graças na catedral diocesana.

    Logo após a celebração eucarística os gestores e os vereadores serão conduzidos até a sede do legislativo penedense onde tomarão posse. De lá o prefeito Marcius e Ronaldo Lopes seguirão para prédio do governo onde farão rápidos discursos.

    rafael@aquiacontece.com.br
    @medeiros_AL
    82 99312-1531

    postado em 28/12/2016 17:29

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
  • Silvana Lima e Seeway animarão posse de Vera Dantas em Igreja Nova

     

    Fernando Vinícius

    Vera Dantas será a primeira mulhera governar Igreja Nova

    O dia 1º de janeiro será marcado por diversas festas de posse em todo o país, promovendo as comemorações ainda pelo reflexo do último pleito eleitoral de outubro. Em Igreja Nova a festa ficará por conta do ritmo dançante da cantora Silvana Lima e da banda Seeway que prometem tirar a galera do chão no dia em que haverá a posse da prefeita Vera Dantas (PMDB).

    A solenidade de posse da nova gestora e dos 11 vereadores eleitos em Igreja Nova está marcada para iniciar às 19h com celebração eucarística e logo após na Câmara de Vereadores acontece sessão solene. Em seguida acontecerão os shows em praça pública com a cantora Silvana Lima e da banda Seeway.

    “Estamos assumindo a responsabilidade de voltar a zelar do nosso povo com o mesmo empenho e dedicação que tivemos na gestão do prefeito Neiwton Silva. Agradecemos a oportunidade nos dada pelo povo e é com muito trabalho que iremos dar a resposta a toda população igrejanovense”, declarou Vera.


    rafael@aquiacontece.com.br
    @medeiros_AL
    82 99312-1531
     

    postado em 28/12/2016 11:08

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
  • ANDANÇAS

     

    Rafael Medeiros - Aqui Acontece

    Vereador Bio Idalino recebendo título de cidadão do amigo Nem Batista

    Bio Idalino

    O vereador Bio idalino (PMN) chegou em 1990 na cidade de Penedo e foi candidato pela primeira vez em 1992. Atualmente o vereador está em seu 6º mandato consecutivo, sendo dessa forma o parlamentar com mais mandatos ininterruptos na cidade ribeirinha. Na noite desta quinta-feira, 22, Bio Idalino que é natural de Igreja Nova, recebeu o título de cidadão penedense, honraria lhe conferida pelo amigo de parlamento, vereador Nem Batista (PRB).

    Rivotril

    Em conversa recente com um vereador de Penedo, fiquei sabendo que alguns edis haviam passado em algumas drogarias a procura de clonazepam para controlar a ansiedade e promover um relaxamento diante dos últimos acontecimentos. Na roda de conversa o vereador disse que não encontrou o medicamento nas lojas e o motivo teria sido o fato de alguns secretários terem passado antes a procura da medicação. Keep Calm!

    Solidariedade

    Quando o assunto é solidariedade bem que poderíamos ser honestos com nós mesmos e sabermos que aqueles que acreditam na palavra de Deus sabem que a bíblia nos diz que “tu, porém, quando deres uma esmola ou ajuda, não deixes tua mão esquerda saber o que faz a direita”(Mateus 6:3). Em recente movimento realizado na câmara de vereadores, vi pessoas que bem podiam ter engrossado o caldo dos servidores que ficaram sem seus salários no final da gestão Toledo/Saldanha. Onde será que estavam naquela época?

    Bancada de situação

    O prefeito Marcius Beltrão inicia 2017 com bancada de governo maior na câmara de vereadores. Quem pensava que o gestor teria uma bancada de oposição ainda maior que a formada neste segundo mandato, deu com burro n’água e deve está vivendo dias frustrantes sabendo que os que entraram não terão rédeas ou aptidão para mamulengos.

    Território da mediocridade 

    Recentemente em rápida navegada pelo universo virtual, percebi que pelo território do face mais explicitamente, o tsunami de idiotice chega ao nível supremo da bestialidade e mediocridade. Vi que tem gente acendendo uma vela pra Deus e outra para o diabo, pessoas que se não escrevessem não deixaria que tivéssemos certeza de sua ignorância, além de formadores de opinião que infelizmente comprovam uma doença degenerativa do cérebro. E entre as causas e os contos, esperemos pelo TEMPO que é senhor da razão!

    A gente se vê...

    E pra finalizar vou repetir na íntegra o discurso de um vereador na confraternização da câmara de Igreja Nova. “Boa tarde a todos e a todas e a gente se vê mais tarde”!

    rafael@aquiacontece.com.br
    @medeiros_AL
    82 99312-1531
     

    postado em 23/12/2016 17:08

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
  • Festa de Bom Jesus não terá programação festiva em pelo menos 4 cidades

     

    Arquivo

    Procissões terrestres e fluviais acontecerão em todas as cidades

    A tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes que acontece tradicionalmente nas cidades ribeirinhas localizadas no Baixo São Francisco nos primeiros domingos do novo ano, não terão suas programações festivas que copunham os eventos que no caso de Penedo passou a ser mega, atraindo milhares de turistas à histórica cidade no segundo domingo de janeiro.

    A primeira festa de Bom Jesus dos Navegantes acontece no dia 1º de janeiro, data que em 2017 trouxe o primeiro domingo do ano. A cidade que celebrará o Bom Jesus será Neópolis em Sergipe, mas a programação festiva não acontecerá, sendo apenas celebrada a programação religiosa que tem como ponto forte as procissões terrestre e fluvial como se repete em outros municípios ribeirinhos.

    Tradicionalmente o segundo domingo é dedicado à realização da festa em Penedo, município que também não terá programação festiva, apoiando apenas as manifestações culturais e religiosas. Em Sergipe duas cidades que também celebram os festejos de Bom Jesus dos Navegantes não realizarão shows com bandas de gênero musical não cristão. Os municípios são Santana do São Francisco e Propriá, ambos, acompanham a tradicional sequência das celebrações no mês de janeiro.

    Esperemos para saber quais municípios apresentarão programações festivas em 2017, no entanto, está aí uma boa oportunidade dos crstãos católicos, mostrarem que as missas, novenas e procissões serão o verdadeiro motivo para a participação popular.

      

    rafael@aquiacontece.com.br
    @medeiros_AL
    82 99312-1531  


     

    postado em 20/12/2016 11:21

    Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

    comentários

     
 
 
  • Cadastre-se para receber novidades do Aqui Acontece
  • carta
  • cadastrar
 
Avenida Antonio Candido Toledo Cabral, 149
Dom Constantino Penedo - AL
Fone: (82) 3551 5091
contato@aquiacontece.com.br