Pe. Paulo Lima

Pe. Paulo Lima

Administrador Paroquial, radialista e membro da Academia de Penedense de letras

Postado em 02/01/2010 01:59

Ano novo, tempo de renovar nossas esperanças

Meus queridos irmãos e irmãs, Paz em Nosso Senhor Jesus Cristo!

Estamos começando um novo ano civil, cada começo há sempre uma nova expectativa de dias melhores, de uma melhor qualidade de vida, de que a paz e o progresso esteja ao alcance de todos sem distinção. Somos assim, temos o direito de sonhar, de acreditar num futuro promissor, de traçar novas metas e de acreditar que a vida pode ser bem melhor neste ano de 2010, é preciso Fé para viver esse ideal. Como será bom se cada um de nós pudéssemos nos comprometermos mais uns com outros e lutássemos todos juntos por um mundo melhor, deixando fazendo nascer em cada coração humano a cultura da Paz.

É difícil querer mudar o mundo quando na verdade quando minha luta ou o que busco são apenas para favorecer os meus próprios interesses, aquilo que me favorece, que me beneficia, isso é ser mesquinhos demais. Quer ver o mundo mudar, então não espere por ninguém avante, faça o quanto antes o que você pode fazer por ele, e como se sentirás bem quando perceberes que o mundo está mudando para melhor começando por você, isso mesmo exatamente por você, sinal de que você pode fazer a diferença nas pequenas coisas, como fez Santa Terezinha do Menino Jesus, ela apanhava um pequeno pedaço de papel que encontrava no chão e dizia que com aquele gesto simples estava agradando ao nosso Deus. Que consciência de fé, de vida, de amor e nos tempos atuais, que consciência ecológica. Todos nós caros internautas poderemos ter um 2010 bem diferente do ano que passou, mas se entendermos que a vida é dom é serviço é amor.

Nesse contexto, não poderia esquecer uma belíssima frase de Carlos Drummond de Andrade que diz: "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." Pois bem estamos com a graça de Deus no início do ano novo de 2010 que consigamos todos juntos fazer com que o novo aconteça na nossa vida e na vida do nosso próximo, na vida do mundo. Precisamos adquirir não uma nova mente, mas uma consciência nova para administrarmos melhor a nossa vida e a vida do mundo, só assim este ano de fato, seja para nós um novo ano. Impossível não é, basta que nos esforcemos e veremos que muita coisa se pode fazer, transformar e realizar, a partir da nossa adesão.

Não é utopia, mas como valeria se nossos governantes nesse novo ano se dedicassem mais ao interesses da sociedade e não apenas aos seus próprios caprichos e prazeres. Será lindo se os pais se dedicarem mais aos seus filhos e se os filhos fossem mais obedientes ao pais.

Como seria bom se este ano nos dedicarmos mais aos outros, se soubermos partilhar mais tudo o que temos de mais precioso com os outros, a saber: partilhar os nossos dons, o nosso sorriso, a nossa alegria, os nosso talentos, uma conversa amiga e sincera, as nossas habilidades enfim, se aprendermos a nos doarmos mais aos outros, partilhar a nossa vida e como nos lembra São João Bosco “ O Senhor colocou-nos no mundo para os outros”, que bonito se entendêssemos e vivêssemos essa frase e deixaríamos logo de ser tão mesquinhos em nossos relacionamentos. Essa frase nos ajuda a compreender que toda nossa vida está voltada para o nosso próximo e em especial aos menos favorecidos da nossa sociedade, aqueles que muitas vezes não tem voz, nem vez, os desfigurados do mundo atual.

Comecemos o ano acreditando sobretudo em DEUS, mas também em você, crie novos comportamentos ou hábitos de vida, inove, seja mais ousado(a) naquilo que desejar realizar, liberte-se de todos os medos do ano que passou, as decepções e deixe 2009 para trás, já passou, agora é um novo ano, devemos viver aplicando em nós uma nova mentalidade em tudo aquilo que nos rodeia, nas amizades, na maneira de pensar, de ver a vida e as pessoas, na vida profissional, na vida de fé enfim ano novo, mentalidade nova, tempo para renovar nossa esperança, afinal a vida continua.

Essa reflexão que fiz, creio eu poder ajudar muita gente, que talvez por alguma situação ou fato na vida, tenham perdido um pouco a ousadia de sonhar, de acreditar que nesse novo ano a vida da gente pode ser melhor. As vezes há experiências em nossas vidas que nos deixam assustados, temerosos, com sentimentos limitados, que não temos mais opções, que não vale a pena continuar tentando e tantos outros sentimentos que nos invade que nos deixam paralisados em vez de avançar, de continuar subindo os degraus da persistência em busca da realização nossa de cada dia. Pois bem, irmãos e irmãs o ano começa bem se o coração estiver bem, se conseguirmos superar as mágoas, as maldades, o ódio, e todo tipo de ressentimento.

Então coloquemos DEUS em tudo que fizermos nesse ano novo de 2010 e a nossa vida ganhará um outro rumo, terá outro sentido e concertesa seremos vencedores, acredite. Feliz e Abençoado ANO NONO de 2010.

Comentários comentar agora ❯

  • SR. ANDRÉ E FAMÍLIA - AGRESTINA-PE PE. PAULO, SUAS PALAVRAS SÃO COMO QUE UM REVIGORANTE DE ÂNÍMO PARA A NOSSA VIDA CONTINUAR TENDO ESSA ESPERANÇA, QUE BOM O QUE SENHOR NOS FALA EM SEU ARTIGO. TEMOS É QUE ACREDITAR MESMO EM DIAS MELHORES PARA TODOS NÓS. PARABÉNS CONTINUE ESCREVENDO AQUI NESSE SITE.
  • Graça - Farol - Maceió-AL Como é saber Pe. Paulo que nada está perdido em nossas vidas e que acima de tudo o que nos acontece vale apenas continuar sonhando, sonhar não paga, e ninguém pode tirar os nossos sonhos. Gostei muito o que senhor falou estava precisando ouvir isso logo no comecinho do ano. Não deixe de escrever, suas palavras chegaram na hora certa em minha vida. Obrigado a esquipe do aqui acontece pela participação agorta também do Padre no site.
  • Prof. Antônio - Arapiraca-AL É Verdade caro Pe. Paulo, deveremos colocar Deus em primeiro lugar. O mundo não anda bem porque tem se esquecido de Deus. Parabéns pelo seu artigo tão inspirador.
  • Aparecida - Penedo-Alagoas Pe. Paulo que benção começar o ano novo lendo esse artigo que o Senhor escreveu no aqui acontece, amei que lindo o geito do senhor, participando do aqui acontece está trambém evangelizando a nossa gente. O Senhor é uma benção para nossa Penedo, precisamos de Padres assim, destemido, simples e que se dá com todo mundo.
  • Bruno Moura Esse texto fala tudo que todos nós precisamos rever em nossas vidas, sempre pensamos em nós mesmos e continuamos a fazer-nos de inocentes perguntando o porque que o mundo a cada dia que passa piora, e eis que o Pe Paulo Lima nos apresenta uma frase forte de Carlos Drummond e outra de Dom Bosco. Precisamos sim de atitudes novas, precisamos nos doar aqueles que mais precisam e deixarmos nosso coração aberto a ações novas que possom refletir em dias melhores. Pe Paulo seus textos são belíssimos, precisamos de boas noticias e isso vc nos tras com seus artigos, mensagens que transmite esperança de dias melhores.