Aloísio Vilela de Vasconcelos

Aloísio Vilela de Vasconcelos

Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Postado em 17/02/2016 08:41

Apocalipse Brasileiro

Ultimamente tenho lido todas as matérias sobre a política brasileira. Confesso que são algumas notícias oriundas do Poder Judiciário ou os pronunciamentos de determinados parlamentares que, às vezes, me fazem vislumbrar, mesmo que seja a bilhões e bilhões de anos luz, uma tênue luz no fim do tenebroso túnel que, infelizmente, encontra-se metido o atual momento político brasileiro. 

 A democracia, entre outros, tem como principais pressupostos básicos, a alternância do poder através do voto e a honestidade. O cumprimento destas obrigações exige a atuação de outros poderes que ajam imparcialmente e tenham a função de fiscalizar e fazer cumprir a lei, isto é, que sejam totalmente autônomos e fortes o suficiente para aplicarem as sanções necessárias aos personagens políticos que, comprovadamente, cometeram erros e, também, nos que foram e continuam sendo coniventes com os que erraram, pois uma democracia onde medidas como essas não são tomadas compara-se a um dos piores regimes de exceção.

Acredito que nosso Judiciário e Legislativo há muito atingiram esta capacidade. É por este motivo, por achar que possuímos um Judiciário e um Legislativo que não admitem que ninguém esteja acima do bem e do mal, que ninguém se considere acima da lei, que ninguém seja inatingível, que tenho absoluta certeza de que todos aqueles que merecem ser punidos serão, sem dúvida alguma, alvos do merecido castigo, seja ele qual for, porque se a lei não for devidamente aplicada por quem de direito e a quem merece, o sofrido povo brasileiro perceberá a inércia dos poderes que têm por obrigação precípua a defesa e fiscalização da democracia, se revoltará e sairá às ruas para exercer com as próprias mãos a justiça que lhe falta.

A história comprova que movimentos populares com esta origem e objetivo são extremamente violentos e completamente descontrolados, pois ao não mais respeitarem a lei e a ordem vigentes, comete-se atrocidades inauditas, as instituições são completamente desmoralizadas, patrimônios materiais e morais destruídos e inocentes e justos trucidados, isto porque revoluções como esta, no grupo que sobe, a heterogeneidade de idéias entre os novos donos do poder, o ódio e a exacerbada vontade de cometer vingança são tão grandes que se age mais por instinto do que por racionalidade.

Em assim sendo, como evitar um gigantesco banho de sangue no país que, infelizmente, necessitar que seu território sirva de palco para tão dantesco acontecimento?

Portanto, se não acreditarmos na eficácia do Judiciário e do Legislativo, é chegada a hora do apocalipse brasileiro e só nos resta acreditar nas baionetas ensangüentadas e nos milhares de corpos sem vida.
 
 

Comentários comentar agora ❯

  • RODRIGO FILIPE Apenas um adendo ao texto do eminente autor: Infelizmente não é o Legislativo, que deveria representar melhor o Estado e em especial o Povo, que tem buscado moralizar a nossa Democracia, mas as Funções essenciais da Justiça representada pelo MP que tem dado resultados efetivos sobre o tema.